MTC Aula 2 Tecnologia 1
COMUNICAÇÃO
Tecnologia e trabalho
MEIOS E TECNOLOGIAS EM
COMUNICAÇÃO
Capítulo 1.1
O que é tecnologia?
Vieira Pinto diz que este termo tem sido usado de formas variadas, com pelo menos quatro significados especiais:
Tecnologia entendida como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica;
Tecnologia equivalendo pura e simplesmente como técnica;
Tecnologia entendida como o conjunto de técnicas de que dispõe uma sociedade, em qualquer fase histórica de seu desenvolvimento;
Tecnologia como ideologização da técnica.
MEIOS E TECNOLOGIAS EM
COMUNICAÇÃO
Tecnologia, sociedade e história:
O resultado de um processo de acumulação de conhecimento é a tecnologia cada vez mais avançada. Porém engana-se quem pensa que a tecnologia que produz máquinas cada vez mais avançadas libere o homem de esforço. O uso de computadores e máquinas demanda um maior esforço intelectual. Segundo Vieira Pinto, quanto maiores as energias liberadas pelas máquinas, maiores serão os esforços intelectuais por parte dos homens para dominá-las.
O trabalho dignifica o homem, já diz o velho ditado. Através do seu trabalho o homem gera renda e quanto mais desenvolvido for seu trabalho maior a possibilidade de ganho de capital.
Na condição de elemento de um processo histórico as máquinas são de grupos que por possuí-las se aproveitam dos bens por elas produzidos, ou seja: quanto mais máquina se possui, mais possibilidade de ser rico. Mas quem opera essas máquinas?
Esta é a crítica feita pelo autor do livro: o uso social hegemônico que é feito da tecnologia visa atender interesses de segmentos dominantes.
MEIOS E TECNOLOGIAS EM
COMUNICAÇÃO
Tecnologia e Capitalismo:
Na sociedade capitalista o foco é o lucro pela extração da mais-valia: busca da valorização do capital sem se preocupar com as condições sociais.
A apropriação da tecnologia pelo capital caminha no sentido de substituir os trabalhadores por máquinas avançadas como forma de reduzir custos.