MTA - METODOS DE TRABALHOS ACADEMICOS
O ato de conhecer está ligado diretamente à realidade humana e a relações do homem com o meio em que vive. O homem é o único ser capaz de criar, transformar, aplicar e ampliar o conhecimento e aquilo que aprende, passando as experiências para outros seres humanos, o homem procura entender o meio em que vive e a interação com ele.
O conhecimento advém das experiências da vida cotidiana, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros, da curiosidade.
Conhecer
é
desvendar
o
novo,
é
buscar
respostas
para
os
acontecimentos, seja ele de caráter social, natural, filosófico ou religioso. Este trabalho apresenta os tipos de conhecimento e faz uma comparação entre eles. As questões aqui abordadas visam estabelecer as relações entre o homem e o meio ambiente através do estudo dos tipos de conhecimento.
Para entender como se obtém o conhecimento será apresentado neste trabalho
conhecimento
quatro
científico,
vertentes: conhecimento
conhecimento
teológico.
5
filosófico
empírico,
e conhecimento
2- Conhecimento na Idade Média
O surgimento das primeiras civilizações permitiu a organização dos seres humanos em grupos sociais. Esses grupos passaram a caçar, plantar e domesticar animais. A partir de então, o homem começou a observar o movimento do sol, os fenômenos da natureza e o céu.
O homem, desde que se conhece vive constantemente a procura de resposta para suas dúvidas, incertezas, receios ou medos e são essas dúvidas que permitiu ao ser humano um maior conhecimento de si e do mundo. Já na Idade média a igreja tinha todo o domínio social, econômico, artístico cultural e político. A Igreja decretava que as suas verdades conduziam para o caminho de Deus, por isso não podiam ser questionadas. Por esse motivo a ciência e à filosofia estavam subordinadas aos conceitos religiosos.
A sabedoria pertencia a Igreja e seus ensinamentos eram difundidos através da