ludico na educaçao infantil
RESUMO: O presente artigo pretende ressaltar a importância que o lúdico exerce na educação infantil, bem como seu papel fundamental no desenvolvimento da identidade e da autonomia de toda criança. Sendo um facilitador da comunicação que estimula algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. Um processo tão lindo, tão mágico que envolve todas as crianças tem seu ritmo próprio. Acelerá-lo é prejudicá-lo. Impedi-lo é uma violência de conseqüências imprevisíveis.
Palavras chave: Lúdico. Educação Infantil. Criança.
INTRODUÇÃO De acordo com Froebel (apud FERRARI, 2008), as brincadeiras são o primeiro recurso do início da aprendizagem. Não se tratando apenas de diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto na busca de entendê-lo.
Temos que concordar que o brincar não significa apenas recrear, é muito mais. É uma das formas que a criança encontra de se comunicar com o mundo. O brincar, em todas as suas formas, é capaz de proporcionar alegria e divertimento. (JESUS; ANA C. A. de, 2010, p.5)
Para a pedagoga Tessaro (2007), as atividades lúdicas possuem objetivos pedagógicos específicos para o desenvolvimento do raciocínio e aprendizagem da criança em qualquer fase. Mas na educação infantil são necessárias para que o aluno possa aprender brincando, desenvolvendo sua coordenação motora em todos os aspectos, tornando a aula prazerosa, já que a criança precisa começar a ter noção de tempo, espaço, aprender a dividir, trabalhar em grupo e individualmente. Como destaca (Macedo, 2007):
Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Daí porque se interessam em repeti-las e representá-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar em