Movimentos Sociais
Referências:
ENGELS, Friedrich A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo:
Boitempo, 2008. (Os movimentos operários. p. 247-274) (disponível xerox)
MONTAÑO, Carlos. DURIGUETTO, Maria Lúcia Estado, classe e movimento social. São Paulo: Cortez, 2010. (Biblioteca básica de serviço social; v. 5) (Parte I, Capítulo 2 p. 120-125; Parte III Capítulo 1).
SINGER, Paul A cidadania para todos PINSKY, Jaime PINSKY, Carla
Bassanezi História da cidadania, São Paulo: Contexto, 2003. p. 191- 263
(disponível boblioteca)
Paul Singer, no livro A História da Cidadania, organizado por Jaime Pinsky e
Carla Bassanezi Pinsky, faz uma reflexão acerca da construção dos direitos sociais, direitos estes totalmente relacionados às conquistas dos trabalhadores, enquanto classe social, uma vez que as classes baixas precisam ser mantidas na pobreza para serem industriosas, pois segundo ele, “Só os membros da classe trabalhadora são sujeitos dos direitos sociais... São nesse sentido direitos condicionais.”Pág.191.
A análise de Paul Singer acerca dos primórdios do movimento operário se assemelha a de Carlos Montaño e Maria Lúcia Duriguetto, no livro Estado, Classe e
Movimento Social quando relacionam a constituição do proletariado fabril à passagem da manufatura para a indústria proporcionada pela Revolução Industrial, marcando a separação do trabalhador da propriedade dos meios de produção, assim como as condições insalubres e precárias de trabalho e moradia. É devido a essas condições que os trabalhadores passam a se unir criando diferentes formas de organização e objetivos de luta. Um primeiro exemplo de manifestação dos trabalhadores foi o Ludismo, ação violenta na qual os operários quebravam máquinas.
Paul fazendo uma análise mais elaborada e extensa que a de Montaño, cita outras manifestações da classe trabalhadora que tiveram como objetivo reformas políticas, como o levante Wilkita, em Londres; a