Movimentos Sociais
Rafael Dalefi EM 124 28/05/14
Por movimento social podemos entender : Um esforço coletivo contínuo e organizado que pode se concentrar em dois aspectos , a mudança social e a manutenção de uma instituiçaõ social.
Os movimentos sociais podem ser caracterizados como movimentos de reforma, estes voltados a um simples ajuste em uma lei ou situação
Movimentos revolucionários, estes movimentos são voltados á uma drástica mudança no sistema ou situação atual como por exemplo a troca de um sistema capitalista para socialista .
Ou ainda movimentos de resistência , programados para resistir e combater uma mudança social ou uma lei, como por exemplo as manifestações contra a PEC-37
Dentre os movimentos se destacam as seguintes teorias:
A teoria clássica afirma que os movimentos surgem principalmente como uma maneira coletiva de certos individuos de propor sues ideais.
A teoria de frustação-agressão , como ja sugere o nome esta teoria afirma que os movimentos podem ser causados por um complexo de indíduos afetados por um acontecimento , como por exemplo a luta por melhor educação, saúde , e um exemplo clássico de manifestação social, o grafite.
A teoria da mobilização de recursos é um conceito que afirma que os movimentos só tem frutos com perícia,dinheiro e tempo . Esta versão é criticada por dar ênfase excessiva que dá á importância de recursos esternos, pode ser exemplificado por ONGS e campanhas de caridades, doações.
A teoria do processo político afirma que o sucesso desses movimentos dependem do desenvolvimento politico, sendo assim são dependentes dos grandes sistemas sociais . Esta teoria é relativamente nova e aceita no quadro sociológico.
Dentre origens podemos chegar a conclusões comuns em quase todos os movimentos, em quase todos podemos notar a busca por um objetivo positivo e contra a segregração social, como por exemplo a luta pelos direitos negros e a luta pela cidadania. E de fato o movimento