Movimentos Sociais
Sua existência costuma ser associada a grandes eventos históricos, como lutas por independência de nações, insurreições socialistas ou comunistas, ações pela reforma agrária e a emancipação dos trabalhadores e revoluções culturais. A temática, como se pode notar, é ampla. Os movimentos sociais tratam de questões como a religião, a cultura popular, o antiescravismo, o meio ambiente e o trabalho. A partir da década de 90, o tema globalização ganhou espaço na agenda de lutas. Também fazem parte sindicais e organizações não governamentais (ONGs).
Elementos constitutivos dos movimentos sociais
Projeto: É a proposta a que se objetiva o movimento social, para a mudança ou para a conservação das relações sociais. No projeto devem constar as estratégias para atingir o objetivo.
Ideologia: É o elemento fundamentador o projeto e as práticas do movimento social revelando sua visão de mundo e definindo o sentido das lutas, a forma de organização e a direção do movimento social.
Organização: É a hierarquização do movimento social e pode ser descentralizado, quando é desvinculada do corpo dirigente fixo e predeterminada de forma coletiva ou pode ser centralizado, quando é vinculado, com papel de liderança.
Aspectos psicossociais da mobilização social
As mobilizações sociais, expressas na forma de marchas, paradas ou ocupações, podem ser