Movimentos Sociais
Este pequeno esboço tem como principal objetivo esboçar uma análise dos movimentos sociais enquanto um modo de democracia participativa na emancipação social e na sua contribuição acerca do desenvolvimento político, além de uma breve análise da ferramenta internet agregada aos movimentos sociais de identidades homogêneas e ações de grupos de diversas culturas diferentes representando uma só bandeira em prol de valores, leis e políticas democráticas.
É possível perceber, que a partir da década de 80 os movimentos sociais mudaram notoriamente a constituição da composição pública, onde somente os partidos políticos e as elites eram aptos a discutir a respeito do âmbito social, em uma descarada verticalização do poder no sentido de cima para baixo. Devido a ascensão dos movimentos sociais, foi se invertendo consideravelmente a lógica do poder político e do próprio poder que regia o Brasil, uma vez que a partir destas causas, as aspirações e demandas sociais das classes oprimidas começam a ganhar voz audível na esfera pública por suas próprias manifestações.
Nesse sentido, para analisar a contribuição e a importância dos movimentos sociais enquanto forma de democracia participativa utilizei referenciais teóricos de Habermas e Maria da Glória Gohn a fimde justificar a veracidade dos procedimentos democráticos participativos dentro do contexto sociedades do século XXI.
Um dos mais relevantes pontos a serem classificados como problema dentro das sociedades no contexto do século XXI referem-se ao multiculturalismo, ao respeito aos direitos humanos e, também, à inclusão social de minorias.
É possível notar a partir das reivindicações dos movimentos sociais, a pluralidade de interesses, fator tão importante hoje em sociedades cada vez mais heterogêneas e multiculturais, onde ainda também se encontra o confronto da luta de classes, algo tão combatido por Marx.
Através da participação política os cidadãos alcançam