Movimentos Sociais
ANOS 90
Como o campo da sociedade civil, no Brasil, ampliou-se na prática e nos discursos a seu respeito?
Incorporação da cidadania: direitos e deveres de cada membro da sociedade;
(como resultado das lutas de redemocratização nos anos 80 que levaram aos movimentos Diretas Já, Constituinte e à nova Carta Constitucional de 1988. Então, nos anos 90, os movimentos ganham uma temática ligada mais para o exercício da civilidade, ou seja, ligada a conjunto de formalidade para o bom convívio entre si na sociedade. Por isso, a necessidade de todos reconhecerem que precisam aplicar os direitos e deveres na sociedade).
Desenvolvimento do novo espaço público: sociedade civil entrelaçada com a sociedade política;
Sociedade civil: associações, clubes, cooperativas, corporações, grupos ambientalistas, órgãos de defesa do consumidor.
Sociedade política: Estado, (representantes do poder político), cultura, local geográfico (sociedade brasileira, fronteira, também o nosso lar, etc.
A democratização é possível quando estes dois tipos de sociedade estão entrelaçadas, estão interligadas, e não sociedade política sobrepor a sociedade civil e vice versa.
Alteração das dinâmicas das lutas sociais devido à conquista de novos direitos constitucionais, mas não desparecimento das mesmas.
O país saía de uma etapa de conquistas de novos direitos constitucionais, porém, a maioria dos quais precisava ainda ser regulamentada.
E o contexto deste momento, mostra que houve aumento no desemprego, aumento da pobreza e da violência, urbana e rural.
Houve, portanto, a necessidade de movimentos, não mais pelas conquistas de direitos, mas para que esses direitos efetivamente fossem cumpridos, aplicados, para que a sociedade, em geral, viesse sentir os efeitos positivos dos mesmos.
MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS SOCIAIS
NOS ÚLTIMOS ANOS:
Movimentos sociais ao redor da