Movimentos sociais- MST
Arthur Dias Duarte
Bianca Barbosa Ribeiro
Daiany Maria Barbosa Alves
Fernanda do Carmo Santos
Patrícia de Souza Lacerda
Sara Caroline Leles Próton da Rocha
Taiara da Silva
Orientador: Prof. Bernardo G. B. Nogueira
TRABALHO INERDISCIPLINAR
CURSO: DIREITO/2°P- M
2013
MOVIMENTOS SOCIAIS-MST
Arthur Dias Duarte
Bianca Barbosa Ribeiro
Daiany Maria Barbosa Alves
Fernanda do Carmo Santos
Patrícia de Souza Lacerda
Sara Caroline Leles Próton da Rocha
Taiara da Silva
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de analisar e refletir sobre o surgimento dos movimentos sociais, especialmente o MST. Para isso serão feitas considerações sobre a origem dos Direitos Humanos e uma análise critica sobre a sua eficácia, bem como a história do MST. Posteriormente realizar-se-á uma breve dissertação sobre os objetivos do MST e a sua luta pela reforma agrária, no Brasil. Por fim, enfatiza como a questão do MS tem sido abordada, atualmente, pelo governo e pela sociedade e sinaliza a necessidade de mudanças no tocante à aplicação da norma, bem como de sua interpretação.
Palavras-Chave: Direitos Humanos. Movimentos Sociais. MST. Políticas Públicas. Reforma agrária.
INTRODUÇÃO
Este artigo objetiva fazer uma análise e reflexão acerca das questões que culminaram no surgimento dos movimentos sociais, em especial o MST. Também procura atentar para a verdadeira aplicabilidade dos direitos humanos nesse contexto. Faz-se mister, todavia, dissertar a respeito de eventos históricos e políticos marcantes, que demonstraram acontecimentos relevantes; para uma melhor assimilação e percepção da problemática que os permeia na sociedade contemporânea.
Os movimentos sociais podem ser compreendidos a partir de uma relação de poder, o qual se concretiza na sociedade, circulando pelas esferas econômicas, política-jurídico-militar, ideolólica-cultural e nas relações sociais. Surgem