MOVIMENTO E SAÙDE
Atividades Ciclo de Apredizagem 2
1) Considerando o grau de mobilidade, como poder ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?
R - O ombro superior é composto pelo úmero, o rádio, a ulna, os ossos do corpo, os metacarpos e as falanges e esta preso ao tronco e pela clavícula . A união entre o úmero e a escapula forma a articulação o glenoumeral ou ombro que é do tipo sinovial, triaxial e esferóide, por ela possuir a articulação com maior mobilidade no corpo, o que faz dela uma articulação instável e susceptível às lesões.
A mobilidade do ombro, então , é obtida pelos movimentos em conjunto da escápula, da articulação glenoumeral e também por movimentos papequenos ,m as não menos importantes que ocorrem nas articulações esternoclavicular e acromiclavicular.
2) Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura espacular? Quais são os movimentos do ombro, levando-se em conta as articulações da cintura espacular?
R- Temos cinco articulações:
1-articulação glenuomeral ( sinvila- esferóide-triaxial)
2- articulação subacranial- conehcidacomo falsa articulaçao
3- articulação escaclavicular – (plana –anaxial)
4- articulação acromioclavicular ( plana-anaxial)
5- articulação esternoclavicular ( selar) O ombro possui movimentos planos e eixos:
1- Flexão e extensão no plano mediano em torno do eixo lateral
2- Abdução e adução no plano frontal em torno do eixo anteroposterior
3- Rotação medial e lateral no plano frontal horizontal em torno do eixo longitudial
4- Adução e abdução horizontal em torno do eixo longitudial
5- Cincundaçao
3) Considerando o grau de mobilidade, como poder ser classificada a articulação do cotovelo e qual é o tipo morfológico dessa articulação?
R – A articulação do cotovelo é sinovial, monoaxialdo tipo gínglimo e possui três articulações contidas em uma capsula articular como formando uma unidade. São eles:
- articulação