Movimento sociais
CURSO SERVIÇO SOCIAL
ALBELUIZ SAMPAIO
JACQUELINE SACRAMENTO
JOELMA LISBOA
JULIANA NOGUEIRA
MOVIMENTO DE POPULAÇÃO DE RUA DE SALVADOR
Salvador
2012
CURSO SERVIÇO SOCIAL
MOVIMENTO DE POPULAÇÃO DE RUA DE SALVADOR
Salvador
2012
A população em situação de rua é resultado do contexto de desigualdades sociais que caracterizam um sistema de violação de direitos. É um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que tem em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e inexistência de moradia convencional regular, sendo compelidas a utilizarem a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente.
Na década de 80, grupos de moradores em situação de rua de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, começaram a se reunir para lutar por seus direitos, porém, foi no ano de 2004 com uma força ainda maior devido a uma chacina ocorrida contra moradores em situação de rua de São Paulo, os mesmos sentiram a necessidade de levantar a bandeira do movimento nacional da população de rua, assim aumentando ainda mais suas forças para lutarem por seus direitos. No começo suas maiores forças eram, São Paulo e Minas Gerais que em pouco tempo começou a tomar forças em outros locais do país, como: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Paraná, Fortaleza, Juiz de Fora e Salvador.
No final da década de 70, organizações civis de diferentes setores se articularam em torno da conquista de liberdades democráticas e justiça social. Nesse processo, emergiram novas demandas sociais que, colocadas na pauta de reivindicações da sociedade brasileira, buscavam a ampliação dos direitos de cidadania e da participação política. Com o agravamento das questões sociais e as