Movimento retilineo
Introdução
O presente experimento irá abordar as características do movimento retilíneo uniforme(MRU). O MRU é aquele em que o móvel percorre uma trajetória retilínea a sua velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero, de modo que o móvel sofre iguais variações de espaço em iguais intervalos de tempo.
A grandeza física que indica a rapidez com que o móvel se desloca denomina-se velocidade média (Vm) e é calculada pela expressão: Vm = Δx/Δt, em onde Δx representa a variação do espaço e Δt o intervalo de tempo durante o qual Δx ocorre.
Para o movimento uniforme define-se uma função horária do espaço que é expressa por: x(t)=x0+vt, em que x e x0 representam a posição final e inicial ocupadas pelo móvel, respectivamente.
Material utilizado:
• 01 base de sustentação principal com um plano inclinado articulável com escala de 0° a 45°;
• 01 tubo lacrado , contendo óleo , uma esfera de aço e uma bolha de ar ;
• 01 imã;
• 01 cronometro de pulso;
• 1 nível de bolha para a superfície.
Procedimento experimental: Primeiramente monte o equipamento, elevando o plano 15° acima da horizontal. Depois, com o auxílio do ímã, posicione a esfera na marca x0 = 0 mm. Em seguida libere a esfera, ligue o cronômetro e pare-o quando a esfera passar pela marca x1 = 100 mm. Agora, anote em uma tabela a posição ocupada pelo móvel e o tempo transcorrido. Repita esta operação para x2 = 200 mm, x3 = 300 mm e x4 = 400 mm, respectivamente. Depois, calcule a velocidade média em cada um dos percursos e utilizando os valores de x e t construa em uma folha de papel milimetrado o gráfico x versus t. Em seguida, construa outro gráfico, só que agora utilizando os valores de v e t. Logo após, calcule a velocidade média da esfera e escreva a função horária do movimento que ela efetuou. Depois de empregar a função horária, calcule a posição do móvel após 10s de movimento. Para finalizar o experimento, arraste a esfera até a posição 0mm, libere a