Movimento Feminista Completo
Aline Leal Ciuffi, Amanda Dias, Arian Alves e Nathalia Paiva.
Movimento Feminista
ᴥ Introdução
ᴥ As Conquistas Históricas do Movimento Feminista.
ᴥ Letras e Interpretações das Musicas.
ᴥ Apresentação de Artigos e Propagandas de Revistas direcionadas ao público Feminino.
ᴥ História das músicas.
ᴥ Opinião sobre cada música.
ᴥConclusão
Introdução:
O Movimento Feminista foi uma das grandes ferramentas para a expansão dos direitos da mulher. Conquistados com muito trabalho e perseverança. Ainda hoje existe muita descriminação, nem sempre só da parte dos homens. Vejamos algumas das muitas conquistas deste Movimento.
História das conquistas recentes do Movimento Feminista
1822: Maria Leopoldina Josefa Carolina, arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, exerce a regência, em 1822, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários a Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil e, na carta, adverte: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.
1827: surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que frequentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.
1852 - Lançado o Jornal das Senhoras, editado por Joana Paula Manso de Noronha.
1857 - 8 de março - EUA, Nova York - 129 operárias morrem queimadas pela força policial, numa fábrica têxtil Cotton, em Nova York. 1858 - Publicado em Campanha da Princesa, MG o jornal O Sexo Feminino. A editora, Dona Francisca Senhorinha da Motta Diniz tentava resgatar uma história perdida, a história das mulheres brasileiras. Advogava o sufrágio feminino.
1874 - Surgiram os jornais "O Domingo" e o "Jornal das Damas, no Rio de Janeiro, seguidos do "Myosotis", de Maria Heraclia, lançado em Recife, em 1875, e do incisivo "Echo das Damas", de Mélia Carolina da