Movimento de projéteis e força elastica
Câmpus Toledo
Engenharia Civil
Física – Marcello Antônio Alves Talarico
Ana Beatriz Rodrigues Vespasiano – 1308408
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PRÉ - RELATÓRIO
TOLEDO – PR
2012
1 BASE TEÓRICA
1. MOVIMENTO DE PROJÉTEIS
O movimento de projéteis é um movimento bidimensional com aceleração g de queda livre apontando para baixo. Durante seu movimento a velocidade variam com o tempo e a aceleração permanece constante. Apesar de ser bidimensional seu movimento horizontal e vertical podem ser analisados separadamente. Pode-se concluir que o movimento de projétil é um arremesso de um corpo no ar, que possui um ângulo com o plano horizontal, uma velocidade e posições iniciais. Com estes valores, pode-se calcular o alcance máximo do corpo e sua altura máxima atingida
2. RESISTÊNCIA DO AR
A interação entre os gases da atmosfera compõem o ar que respiramos. Quando um corpo entra em contato com essa interação de gases ele sofre forças que se opõem ao seu movimento, esta força é a Força de Resistência do ar ou Força de Viscosidade. A resistência do ar é variável, ela aumenta com a velocidade do corpo em cada espaço de tempo. Cada corpo possui um formato próprio que é caracterizado por um número chamado coeficiente de arrasto aerodinâmico, quanto maior este coeficiente, melhor é a “aerodinâmica” (forma de cortar o ar de maneira mais eficaz) do corpo.
3. ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA
Energia potencial é uma energia armazenada em um corpo e pode realizar trabalho, ou seja, pode se converter. Energia potencial elástica ou de deformação é uma forma de energia mecânica armazenada numa mola deformada ou num elástico esticado. É uma forma de energia latente, que pode ser transformada em energia de movimento.
Um elástico ao ser puxado acumula