Cultura erudita x popular
Práticas Discriminatórias
Discriminação Racial
O clipe do cantor Alexandre Pires gerou uma grande polêmica, ao usar clichês e estereótipos contra a população negra, contribuindo para a permanência histórica do racismo e de práticas de inferiorização dessa população. No clipe aparecem homens vestidos de macacos, e negros sofrem diariamente com esse tipo de preconceito, pessoas racistas usam ‘’macaco’’ como termo pejorativo, dando a entender que os negros possuem um QI baixo e má aparência e ao mostrar isso explicitamente em um clipe, estamos não só agredindo boa parte da população como também estamos incentivando a prática do racismo.
Determinismo Biológico
Características como cor da pele, olhos e seu cabelo são suficientes para dizer o que você é, e o estado onde você vive define o seu caráter?
Isso é equivocado, pois existem cariocas metidos, paulistas preguiçosos, gaúchos malandros e mineiros gays. Nós realmente temos tendência a ser parecidos com as pessoas que nos rodeiam, nós temos tendência a espelhar aquilo que é visto diariamente em nosso convívio social, mas o que vale mesmo é o aprendizado, os valores que nos foram passados desde quando éramos pequenos. A grande verdade é que aspectos genéticos não determinam diferenças culturais, ele serve apenas para legitimar vários preconceitos em relação a uma cultura, preconceitos que podem estar enraizados no senso comum.
Funk não é cultura
Essa imagem representa a maneira como diversos estilos musicais sofrem preconceitos e são julgados pela sociedade, a visão que boa parte das pessoas tem da cultura de determinado povo e a maneira como menosprezam ela. Darei ênfase ao funk que hoje em dia sofre muito preconceito e é ridicularizado por muitos, inclusive em nosso meio. Como ajuda para o trabalho, a senhora mostrou uma imagem do personagem humorístico Willy Wonka, onde diz: ‘’Diga-me como ele ensina o jeito correto de tratar, amar e respeitar uma mulher. Ou