Movimento Circular uniforme
Velocidade no movimento circular e uniforme
Considere um móvel que, em seu movimento, descreve uma curva circular com velocidade constante percorrendo o arco AB, como ilustrado na figura abaixo.
Quando o móvel percorre o arco AB, ele sofre um deslocamento
ΔS
. Sua velocidade linear, por ser constante, é determinada com a equação da velocidade média:
v=ΔSΔt
Agora se você observar atentamente esse movimento, será possível perceber que, quando o móvel percorre o arco AB, além de sofrer o deslocamento
ΔS
, ele também varre um ângulo
ΔΘ
. Observe a figura:
Quando um móvel executa um movimento curvilíneo ou circular também deve se considerar uma segunda velocidade que não aparece nos movimentos retilíneos. Essa velocidade é a velocidade angular e ela está ligada ao movimento de rotação. O cálculo da velocidade angular é muito parecido ao da velocidade linear, mas, nesse caso, em vez de usarmos o
ΔS
, usaremos o
ΔΘ
.
ω=ΔΘΔt
A velocidade linear e a velocidade angular se relacionam por uma das expressões mais importantes do movimento circular:
v=ω.R
Onde R é o raio da trajetória.
O movimento periódico
Quando se executa um movimento em círculos e com velocidade constante, é fácil perceber que sempre se completará uma volta no mesmo intervalo de tempo. Por isso esse movimento é classificado como movimento periódico.
O movimento periódico em si pode ser definido por duas grandezas que são o período e a frequência. O período é o tempo que o móvel leva para completar uma volta e a frequência é o número de voltas completadas em um determinado intervalo de tempo.
Frequência f=nΔt n é o número de voltas