Movimentação interna e externa
Trabalhando sempre visando diminuição de custos da empresa, a escolha de procedimentos e equipamentos é muito importante para diminuir os custos. Abaixo está alguns exemplos para melhor esclarecimento.
Para movimentação, devemos levar em consideração:
* Operações a serem executadas; * Produtos a serem manuseados; * Piso do armazém ou da Produção; * Vãos de portas e largura dos corredores; * Atendimento às normas de segurança; * Combustão ou energia elétrica; * Necessidade de circulação interna e externa; * Características particulares da operação.
As movimentações podem ser horizontal, vertical ou horizontal + vertical. Por isso a escolha do equipamento de movimentação deve ser estudada previamente, analisando aonde as mercadorias se encontram e para onde elas serão levadas, devido a isso escolhemos os setores chaves da empresa, como:
* Recebimentos de mercadorias; * Separação e estocagem; * Retirada do estoque; * Embalagem e embarque; * Pré-manufatura; * Pós-manufatura.
Estas empresas podem ser indústrias, armazéns, centros de consolidação ou centros de distribuição. Os custos mais comuns na movimentação interna de materiais estão relacionados a:
* Remuneração de conferentes; de auxiliares; de separadores; de operadores de empilhadeiras; * Depreciação dos equipamentos de movimentação; * Manutenção dos equipamentos de movimentação; * Energia consumida nos equipamentos de