Administração
1- Identificar a cena do filme em que Adam Smith é contestado.
A cena é quando Nash leva seu trabalho para o professor analisar, sobre seu doutorado. Ele precisava de uma tese, algo novo e exclusivo. Então propôs a ideia que contestava o pensamento de Adam Smith.
2) Por que Nash contraria as ideias de Smith? Estabelecer as diferenças existentes entre as concepções teóricas dos dois autores.
Nash buscava de alguma forma ser diferente dos outros alunos, ter luz própria, se destacar entre eles e ter reconhecimento pelo seu empenho. Assim, ele teve a ideia de contrariar o pensamento clássico de Adam Smith sobre competição. O conceito dizia: A riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest). Já o pensamento de Nash era: Não depende somente do indivíduo agisse apenas pelo seu próprio interesse, mas sim o grupo agir de forma que cada um pense no que é melhor para si. Assim, todos movidos por um objetivo, e unidos, chegarão a algum lugar, atingindo sua meta. Somente com a colaboração grupal.
3) Encontrar três exemplos de situações econômicas atuais, em que se aplica a Teoria de Nash.
O Brasil atualmente é um grande exportador de diversos tipos de produtos, sendo o 7º país no ranking das maiores economias mundiais. Dentre os variados produtos, na área Agrícola o que mais exportam é a Soja e seus Derivados. Na área Pecuarista é a Carne Bovina e a de Frango. Nos Minérios são Ferro fundido e Aço. Dentre esses exemplos, é perceptível que cada um é produzido diferentemente, porém, a similaridade deles é a forma em que foram realizados. Para que todos alcancem suas metas, apenas um indivíduo com um propósito não é suficiente, porque o trabalho é feito grupalmente, um ajudando ao outro. Todos do um grupo devem cooperar de forma que sejam eficientes, pois só assim vão conseguir concluir seu trabalho com êxito. Assim se aplica a teoria de Nash.
4) Explique as duas situações