MOTRICIDADE
IRACELIA DO REIS
MARESSA SOUZA
NILZANETE
VANILZA MARÇAL
MOTRICIDADE
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA/2014
CRISTINA LOPES
IRACELIA DO REIS
MARESSA SOUZA
NILZANETE
VANILZA MARÇAL
MOTRICIDADE
Relatório elaborado para fins de avaliação parcial da Disciplina de Artes, do Curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia, sob a orientação do Profª. Ms. Milna Martins Arantes.
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA/2014
MOTRICIDADE
A criança e o movimento
Motricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Objetivos
Trabalhar as habilidades viso-motor com as crianças de 0-3 anos...
Porque crianças, sobretudo na fase da educação infantil, falam com o corpo! Por isso, por exemplo, na roda de conversa as crianças gesticulam, se deitam querendo pegar as coisas.
Motricidade para Piaget
Piaget foi quem nos despertou para a importância da motricidade. Na verdade, ele estava preocupado em estudar a gênese do pensamento humano, não em entender o desenvolvimento da inteligência ele observou a criança e percebeu que, desde que nasce ela já tem um tipo de inteligência, que é, ao contrário do que se pensava.
Motricidade para Wallon
Wallon fala da afetividade e da socialização da criança. Para ele o movimento tem primeiro uma função expressiva. A interação entre o bebê e os adultos se dá por uma intensa troca afetiva comunicada por gestos e expressões faciais. Mais tarde o movimento passa a ter uma função instrumental: conhecer e explorar o mundo físico. O movimento passa a auxiliar o pensamento, inaugurando-se a dimensão cognitiva da atividade motora.
Também está relacionada á origem da representação, torna