motricidade
Extraído das páginas 13, 14 e 15 do capítulo
CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA DE VIDA NA TERCEIRA IDADE, livro da Dra. Maria Helena Novaes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e outros títulos, denominado:
Antes de mais nada, é importante constatarmos que a velhice é vista com muito medo, pavor mesmo, por grande número de pessoas na medida em que vão avançando em anos. Compreende-se: enquanto somos jovens, nos anos radiosos da mocidade, nada parece nos atingir. Nossa pele lisinha, sem marcas de expressão, nosso sorriso cheio de esperança, a preocupação com o físico, tentando tornar nossa pessoa a mais atraente possível, tudo isso consome tempo e um espírito de luta que invejamos quando já estamos nos anos mais adiantados da vida.
“A trajetória vital representa o somatório de experiências e vivências, norteadas por valores, metas, e modos pessoais de interpretar o mundo.
É evidente que a trama dos eventos e das circunstâncias desse percurso, trabalha juntamente com as condições ambientais. Somos, ao mesmo tempo, fruto de influências hereditárias, sociais e culturais que pontuam nossas opções e filosofia de vida.
A Terceira Idade, ou Nova Idade, como também é denominada, representa etapa importante para tal reflexão, pois nesse período comportamentos e atitudes refletem nitidamente aquilo que foi valorizado e assumido.
Estudos e pesquisas nesse campo comprovam que podem ocorrer várias “posturas”, que denominei dos 9R, com elenco de possibilidades.
1. Resgate dos valores e modos de viver que não puderam ser até então assumidos; 2 Ruptura com situações e rotinas de vida que tiveram que ser suportadas. 3.
Retomada de planos, programas de vida e atividades que precisam ser completados e desdobrados. 4. Ressurgimento de dimensões pessoais como a mística, artística, laborativa, que ficaram abafadas por um cotidiano difícil e exigente.
5. Restauração