motores a combustao
Você já abriu o capõ de automóvel e parou para pensar como funciona todo aquele maquinário?
O propósito do motor de um carro a gasolina (ou álcool, ou gás) é transformar em movimento o combustível - isso vai fazer o carro andar. Em um carro a gasolina o movimento é criado a partir da combustão da gasolina dentro de um motor. Portanto, o motor de carro é um motor de combustão interna.
motor E torq 1.8
Duas observações devem ser feitas: há vários tipos de motores de combustão interna, também chamados de motores a explosão. também existem motores de combustão externa. O motor a vapor de trens antigos e navios a vapor é o melhor exemplo de motor de combustão externa. O combustível (carvão, madeira, óleo ou outro) é queimado fora do motor para produzir vapor, e este gera movimento dentro do motor. A combustão interna é muito mais eficiente (gasta menos combustível por quilômetro), além de ser bem menor que um motor equivalente de combustão externa. Isso explica por que não vemos carros da Ford e da GM usando motores a vapor.
Combustão Interna
Pôr uma pequena quantidade de combustível de alta energia (como a gasolina) em um reduzido espaço fechado é gerado uma centelha que libera uma quantidade inacreditável de energia, na forma de gás em expansão.
Quase todos os carros atualmente usam o que é chamado de ciclo de combustão de 4 tempos para converter a gasolina em movimento. Ele também é conhecido como ciclo Otto, em homenagem a Nikolaus Otto, que o inventou em 1867. Os 4 tempos estão ilustrados na Figura. Eles são:
Admissão
Compressão
Combustão
Escapamento
Como são os tempos
Na figura você percebe que uma peça chamada pistão. O pistão está ligado ao virabrequim por uma biela.Eis o que acontece à medida que o motor passa por esse ciclo:
A válvula de admissão se abre enquanto o pistão se move para baixo, levando o cilindro a aspirar e se encher de ar e combustível. Essa fase é a admissão. Somente uma