MOTOR DAHLANDER
Motores elétricos estão por toda parte! Em sua casa, praticamente tudo que se move devido à eletricidade usa um motor elétrico CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua).
Motores de corrente Alternada:
São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Os principais são: Motor Síncrono (funciona com velocidade fixa, utilizado somente para grandes potências.). Motor de Indução (funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com carga mecânica aplicada ao eixo.).
Motores de Corrente Contínua:
152401492250São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua ou um dispositivo que converta a corrente alternada em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais.
Funcionamento de motores elétricos
Um motor elétrico funciona basicamente devido a ímãs e magnetismo: um motor usa ímãs para criar movimento. Se você já brincou com ímãs, conhece a lei fundamental de todos eles: pólos opostos se atraem e pólos iguais se repelem. Dentro de um motor elétrico essas forças de atração e repulsão criam movimento de rotação.
No esquema acima, você pode ver dois ímãs no motor: a armadura (ou rotor) é um eletroímã, ao passo que o ímã de campo é um ímã permanente (o ímã de campo também pode ser um eletroímã, mas na maioria dos motores pequenos isso não acontece, para economizar energia).
Para entender como um motor elétrico funciona é importante entender como o eletroímã funciona. (Como funcionam os eletroímãs explica mais detalhes).
Um eletroímã é a base de um motor elétrico. Você pode entender como um motor funciona imaginando a seguinte situação. Digamos que você tenha criado um eletroímã simples enrolando 100 voltas de fio em um prego e conectando os terminais do fio a uma pilha. O prego se transforma em