Motiva; oes
Por Soeli de Oliveira
Quem precisa de motivação? Certamente não é difícilapessoa motivada ser rapidamente identificada através da sua postura, dos seus gestoseatitudes.A forma como a pessoa desenvolve o seu trabalho, como se envolve dando sugestões paramelhorias e sua disponibilidade para aceitar desafios, também é um ótimo indicador.
Na família ansiamos por cônjuges e filhos motivados. Na empresa buscamos o brilho no olhar dos candidatos a emprego. Mas,afinal o que é motivação? A própria palavraem si nos dápistas deseusignificado: motivo + ação, ou seja, estímulo para agir.
Embora como humanostenhamos necessidades semelhantes,a escala de valores e prioridades sãointrínsecas, isto é,nasce de dentro do próprio ser humano eésituacional,depende do estágio e do contexto em que cada um se encontra. Em função disso,a capacidade do líder para influenciar aequipe estádiretamente relacionada ao seu conhecimento dos liderados.
Segundo Abrahm Maslovna sua hierarquia das necessidades (fisiológicas, de segurança, amor, estima e auto-realização), uma necessidade uma vez satisfeita,deixa de ser um fator motivacional,cedendo imediatamente lugar para outra.
Outra característica da motivaçãoé a sua curta duração. Ela é como desodorante,precisa ser reaplicada todos os dias. Semelhante ao treinamento,a motivação requer permanente reciclagem, precisa de constante realimentação.Estas sãoas razões para oconsumo de enorme quantidade de palestras, livros, vídeos, etc., visando à motivação dos empresários e seus colaboradores.
Embora seja evidente que ninguém motiva ninguém, podemos com toda certeza, proporcionar o “click”e disponibilizar estímulos para que nossos colaboradores se auto-motivem. Para isso há vários aspectos que podem ser observados e trabalhados para que as pessoas entrem nesse processo:
-Reconheça. Valorize as pessoas.Agradeça de forma sincera aos colaboradores, pessoalmente ou por escrito,pelo trabalho bem