morfologia do morangueiro
O Morangueiro é uma planta Herbácea com um sistema radical fasciculado e superficial, em que 50 a 90% das raízes se localizam nos primeiros 15 a 20 cm do solo, e 25 a 50% nos primeiros 7,5 cm.
A planta adulta (madura) possui usualmente entre 20 a 35 raízes primarias, podendo ir ate aos 100, e milhares de raízes laterais. A raiz primaria vive normalmente um ano, mas em condições favoráveis pode viver por um período maior. Se as condições forem desfavoráveis ao seu desenvolvimento (stress hídrico, nutrição deficiente, entre outros) vive apenas quatro semanas. As raízes primarias são normalmente as que penetram no solo. As secundarias menores que as anteriores, têm função de absorção de nutrientes e água e servem de acumuladores de reservas durante o período invernal.
As raízes nascem adventiciamente da base das novas folhas ao longo da coroa. Contudo, não emergirão se não estiveram em contato com o solo. As raízes novas formam-se acima das raízes velhas na coroa, que deverão estar igualmente em contato com o solo, para o seu crescimento. No seu conjunto, o sistema radical de uma planta adulta apresenta um aspecto fasciculado, de cor amarelo pardo e tanto mais claro quanto mais jovem se sã for à planta.
1.2 Caule
O caule e um rizoma estolhoso, curto, com um formato cilíndrico e retorcido que se ramifica e do qual emergem em roseta as folhas trifoliadas, formando o conjunto a que se vulgarmente se designa por “Coroa”. A planta e constituída por uma ou mais coroas onde crescem, em cada uma delas, folhas, inflorescência, estolhos, coroas ramificadas e raízes adventícias. Cada coroa funciona como uma unidade independente na planta e, raramente, cresce mais do que alguns centímetros em comprimento, conferindo, assim, ao morangueiro um hábito em roseta.
Cada coroa possui um numero de folhas em varias fases de desenvolvimento e agrupadas em espiral no eixo. A base duma coroa bem desenvolvida encontra-se protegida pelas estipulas das folhas mais