morfo
ILUSTRADO
DE MORFOLOGIA
EDUARDO LUÍS CHRISTT JONAS FELIPE CONRAD SANDER
A
ACICULAR – diz-se quando um órgão (folha, fruto ou semente) tem contorno de agulha, linear e rígida;
ACLAMIDEA – Tipo de flor onde são ausentes pétalas e sépalas. São usualmente pequenas e normalmente encontram-se agrupadas em uma espiga, amentilho ou espádice.
ACÚLEO – processo epidérmico usualmente pontiagudo, que destacam-se com relativa facilidade. São frequentemente confundidos com espinhos, mas diferem destes por não apresentarem vascularização. Ocorrem em vários órgãos da planta.
ALTERNA – tipo de filotaxia onde apenas uma folha é produzida em cada nó. Normalmente, a folha seguinte surge em uma posição diferente da anterior, o que evita o sombreamento completo das folhas mais antigas pelas folhas novas.
AMENTO – tipo de espiga delgada e pendente, onde as flores, usualmente diminutas, unissexuais e aclamídeas encontram-se em pequenos grupos.
AQUÊNIO – fruto seco, indeiscente, unilocular, originado de um ovário. Nesse tipo de fruto, a semente encontra-se ligada ao pericarpo por apenas um ponto.
AURÍCULA – pequena aba de tecido projetando-se de um órgão laminar, usualmente uma folha ou um verticilio vegetativo. As aurículas são normalmente encontradas na base da estrutura em questão.