Mordomia Cristã
CONCEITO: É o ofício do mordomo; Mordomia é Administração.
MORDOMO (no grego oikonómos) - Administrador dos bens de uma casa ou de um estabelecimento alheio. (Pequena Enciclopédia Bíblica – O.S. Boyer).
Mordomia Cristã
1 - Introdução
“(...) Cada um administre aos outros o dom, como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que, em tudo, Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder, para todo o sempre.” 1 Pe 4.10 e 11. “QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
Além disso, requere-se nos despenseiros, que cada um se ache fiel.” 1 Co 4.1 e 2.
A palavra mordomia sofreu, ao longo dos anos, uma deturpação devido ao seu mau uso. Esta palavra é usada como regalias e favores concedidos, no sentido de pouco trabalho ou trabalho fácil. Estes não são o sentido bíblico da mordomia cristã. 2. SIGNIFICADO DA PALAVRA MORDOMO:
A primeira vez em que Jesus se refere a nós como mordomos de Deus está em Lc.12:42:
“E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o Senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?”
O evangelho de Lucas foi escrito em grego coiné (linguagem mais utilizada pelos comerciantes da época), pois se destinava aos gentios. Então temos:
“Kai o Kýrios eípe:̱ Ti eínai tóte o pistós oikonómos kai sofós , tous opoíous o Kýrios ékane cháraka páno̱ apó ti̱n oikogéneiá tou , gia na tous dó̱sei to chróno na thrépsei ?”
Se observarmos bem, a palavra grega para o termo “mordomo” é “oikonómos”, sendo que: oikós = casa e nómos = governo doméstico ou familiar.
Nossa língua pátria vem do latim, e em latim o termo mordomo se realiza como “dispensator”, que significa administrador ou gerente.
Logo, somos governantes/administradores/gerentes de toda a casa do Senhor (toda criação, nosso