Mordomia Cristã
Mordomia Cristã é um assunto que tem sido muito falado em nossa vida. A palavra mordomia significa administração, então nesse caso, nós como cristãos, temos essa oportunidade de cuidar daquilo que Deus tem nos dado.
Deus é o dono de tudo no universo, nós somos o Seu mordomo. Para os cristãos mordomia é um presente de muita importância que Deus tem nos dado, sendo um conjunto de bênçãos tanto espiritual quanto material.
O mordomo é um administrador que merece plena confiança do dono da casa e cada um administra aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus [1 Pedro 4:10].
Eliazer é um exemplo de mordomo [GN 24.2].
2 MORDOMIA CRISTÃ
Conceituar Mordomia Cristã não é simplesmente pegar uma palavra e dissecá-la (exegese) para ter a idéia completa de seu significado. A Bíblia, tanto o Antigo como o Novo Testamento, lançam farta luz sobre o tema, tornando-o um conceito amplo e dinâmico.
De forma mais simplista a palavra que tanto utilizamos, “mordomia” é uma palavra de origem latina que significa “administrar uma casa que não é sua” e deriva da palavra mordomo que, de acordo com o dicionário HOUAISS, vem do latim medieval (maior domus) e significa: “administrador ou governante da casa”.
3 CRIAÇÃO
A doutrina da criação lança a base para o conceito Mordomia Cristã. Ali na criação, vemos a origem de tudo das mãos do Criador. Por isso Paulo pôde dizer: “Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” Romanos 14:7 e 8 (Nova Versão Internacional) Logo, afirmamos que a Ele pertencemos duas vezes, pela criação e pela redenção.
Deus criou Adão e Eva com uma tarefa específica: ser mordomos (administradores) sobre a criação, e, mesmo depois da criação, essa condição de representante continuou conforme sinaliza o salmista: “Tu o fizeste dominar sobre as obras