MORAES
Relatos de Experiência
Bibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora
Lourdes de Souza Moraes
Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos
E-mail: sibisc@saocarlos.sp.gov.br
Resumo: Relata a experiência da implantação de uma rede de bibliotecas escolares-comunitárias com o objetivo de integrar a comunidade escolar e do bairro por meio de ações de fomento à leitura e acesso à informação. No contexto de cidade educadora onde todos os espaços públicos são espaços de aprendizagem e onde a educação permanente e contínua é de responsabilidade de todos – foi implantado o projeto denominado Escolas do Futuro que propõe a inovação e renovação da biblioteca escolar para transformá-la em uma biblioteca comunitária que atende à comunidade externa sem, entretanto deixar de cumprir o seu papel principal de participar do processo de ensino-aprendizagem na educação básica que está sob a responsabilidade do Município. O grande diferencial na proposta é a integração da Rede de Bibliotecas
Escolares no Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, fortalecendo a biblioteca escolar por meio do compartilhamento e cooperação de recursos, acervos, serviços e principalmente, na qualificação do pessoal técnico e de apoio. O modelo de gestão dessas bibliotecas também se aponta como um grande diferencial – administração por projetos propõe uma nova mudança de postura organizacional e administrativa.
O projeto arquitetônico, elaborado em parceria com arquitetos e bibliotecários, foi um fator importante para o sucesso do projeto. Além do ambiente agradável e funcional, um bom acervo está sempre em fase de formação e atualização, como também a implantação e disponibilização de um rol variado de serviços e produtos informacionais, educacionais e culturais, para garantir a implantação das políticas públicas de acesso à informação e à leitura na comunidade da escola e de seu entorno.
Palavras-chave: Biblioteca