monteiro lobato
Lobato
Folha de rosto
Instituto de Educação Santo Antônio
Nome: Igor Santos do Nascimento
Ano: F7.2
Professora: Ceremar de Fatima
Data: 18/10/2013
Introdução
Biografia é um gênero textual cujo objetivo é contar a vida de uma pessoa ou do próprio autor. É um texto narrativo em que o protagonista é biografado. Nesse tipo de texto, ressalta-se, em geral, a trajetória de vida de uma pessoa, suas obras, sua contribuição para a sociedade, seus sonhos e também seus fracassos.
Desenvolvimento
José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté no dia 18 de abril de 1882, e veio a falecer em São Paulo no dia 4 de julho de 1948. Filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato.
Em 1904 diplomou-se bacharel em Direito e regressou a Taubaté. No ano seguinte fez planos de fundar uma fábrica de geleias, em sociedade com um amigo, mas passou a ocupar interinamente a promotoria de Taubaté e conheceu Maria Pureza da Natividade de Souza e Castro ("Purezinha"). Monteiro Lobato começou na carreira literária por acaso. Tendo vivido no interior, pôde observar as dificuldades e os vícios característicos da vida rural. Suas observações dão origem a uma longa carta, enviada para o jornal O Estado de São Paulo, em que discute o problema das queimadas. A carta funciona como uma denúncia e chama a atenção das pessoas para um problema que, como tantos outros, era desconhecido por não fazer parte do Brasil “oficial”. Essa carta levou o editor do jornal a insistir para que Lobato lhe enviasse mais artigos. Nascia assim, uma carreira de longa colaboração jornalística. A carta foi importante também por outra razão: é nela que o escritor cita pela primeira vez o nome da personagem a que ele ficará associado para sempre: Jeca Tatu. Seu