Montando um empresa
A localização da biblioteca é muito importante em relação aos demais setores ou prédios da instituição a qual pertence. As exigências a serem tomadas se referem a:
a) Centralização em relação à comunidade, a fim de facilitar o acesso daqueles que utilizam a biblioteca, considerando também os portadores de deficiência física; b) Fluxo e interrelacionamento de acesso com os demais prédios; c) Possibilidade de futuras ampliações considerando se também o crescimento da instituição; d) Facilidades de acesso a atividades sociais e alimentares; e) Locais longe de ruídos externos; f) Segurança para usuários, funcionários e acervo.
Espaço para funcionários:
Levando em consideração que a maior parte do trabalho desenvolvido em bibliotecas é executada em mesas de escritório, o calculo da área necessária para o trabalho pode ser efetuado utilizando se as dimensões de uma mesa, uma cadeira e áreas de circulação ao redor. A mesa mede 1,20 cm x 0,75 cm, uma cadeira sendo utilizada ocupe um espaço de 0,45 cm x 0,45 cm e a área de circulação ao redor da mesa tenha 0,60 cm x 0,45 cm. Será preciso 6,45 m² para acomodar um funcionário. Este calculo básico pode ser ajustado a condições e necessidades especificas. A área mínima para uma pessoa em sala individual não deve ser inferior a 9,30 m², muito embora duas pessoas possam ser acomodadas em uma área de 13 m².
Salas de Processos Técnicos de Livros: neste local serão realizados os serviços de aquisição, registro e preparo para empréstimo, bem como o preparo para encadernação.
Mobiliário e equipamento necessário: mesas para funcionários, estantes, fichários, microcomputador com impressora e deposito para material de consumo.
Neste local deve ser considerado o espaço físico mínimo para funcionário, que deve ser calculado levando se em conta as dimensões dos moveis e a área de circulação ao redor da seguinte forma:
-mesa 1,20 x 0,75m -cadeira 0,45 x