Montagem e desmontagem de andaimes
1 - OBJETIVO
Estabelecer condições gerais para a montagem e desmontagem de andaimes para serviços de montagem, manutenção industrial e inspeção de equipamentos.
2 - APLICAÇÃO
Aplicável a todos os equipamentos que necessitem de acesso para serviços externos e/ou internos de Inspeção, Manutenção e Montagem na área da Construção Civil
Para andaimes que tenham função estrutural devem ser elaborados procedimentos específicos.
3 - DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
NBR 6494 – Segurança nos Andaimes
NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
4 - DEFINIÇÕES
4.1 -Andaime: Estrutura metálica não permanente necessária para execução de trabalhos em locais elevados.
4.2 - Andaime Tubular: estrutura metálica tubular, treliçada, apoiada ou em balanço, composta de montantes, travessas, diagonais, unidos uns aos outros por braçadeiras, luvas e forcados.
4.3 - Andaime tipo Quadro: estrutura que utiliza quadros de tubos metálicos com encaixes nas extremidades; podem ser utilizadas simplesmente apoiadas ou sobre rodízios.
4.4 - Andaime Técnico: estrutura que utiliza tubos com dispositivos de encaixe rápido nas extremidades como elementos de ligação entre montantes, travessas, longarinas e diagonais.
4.5 - Andaime Suspenso: Também conhecido como balancim, trata-se de plataforma suspensa por cabos de aço presos a vigas de aço fixadas à estrutura, com mecanismos de elevação e abaixamento vertical (guinchos). Utilizado principalmente em serviços nos costados de tanques de armazenamento e fachadas de edificações
4.6 - Montante ou Poste: Tubo montado na vertical que distribui os esforços do andaime para o piso ou estrutura existente. Nos montantes são fixadas as travessas e longarinas.
4.7 - Travessa: tubo montado na horizontal na direção do menor vão, apoiado sobre as longarinas e fixado aos montantes em um ângulo reto, responsável pela amarração transversal do andaime.
4.8 -