MONONCLEJACQUESTATI 1
546 palavras
3 páginas
Centro Universitário Senac TATI, Jacques. Mon Oncle, França, 1958. Biografia: Jacques Tati nasceu em 9 de outubro de 1907 na França. Filho de pai russo e mãe holandesa, tinha seu avô como embaixador russo na França. Iniciou a vida como jogador de rugby mas ainda cedo entrou pro teatro. Mais tarde, resolveu entrar pro mundo do cinema onde dirigiu vários curtas e longasmetragem que tinham a característa e transmitir as ideias pelos gestos e efeitos sonoros pois tinham um dialogo escasso e pobre de informações importantes. Eram também caracterizados pelo seu cunho hilário e sarcasmo. Criou Monsieur Houlot que interpretou quase todos os seus filmes, inclusive “Mon Oncle”, o filme foco desse fichamento.
Foi indicado ao Oscar de melhor argumento original com o filme Les Vacances de Monsieur
Houlot e recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival em Cannes em 1958 com o filme Mon
Oncle.
Palavraschave:
Meu, Tio, Tati Jacques, Modernismo, decadência Assuntoschave: ascensão e decadência do modernismo, modernismo em Paris. Citações:
“ Mas é tão vazio.
Ora, é moderno. Tudo comunica.”
1:05:32 , Madame Arpel Comentários: O filme retrata os anos 50 e como o modernismo está moldando a sociedade da época. Tati retrata exatamente a ascensão e a decadência desse movimento e para isso utilizase da família Arpel. O filme parece mostrar a visão Gérard, um menino de dez anos igual a qualquer menino dessa idade. Eles acabam de construir uma casa típica moderna. Tati aproveita para levála ao exagero, com o máximo de modernidade que pode por dentro da casa como eletrodomésticos movidos sem o toque, apenas com movimentos corporais ou como o chafariz que era apenas ligado em casos de visitas ilustres. Com o desenrolar do filme, podemos