monografias
JUSTIFICAÇÃO À ESCOLHA DO TEMA: A escolha deste tema reveste-se de grande importância pelo facto de observar-mos a cada dia que passa caninos deambulando pelas ruas a procura de mantimentos em locais impróprios sem o devido controle dos seus utentes. Esta situação é deveras preocupante não só para a população canina. Animais deambulando pelas ruas constituem motivos de insegurança pública, porque através de mordeduras cães que é transmitida a raiva a homem e outros caninos sãos. A raiva animal que é uma das mais temerosas zoonoses (doenças comuns a homens e animais de sangue quente.) Academicamente esta obra servirá de matéria para os futuros investigadores. Como relevância social, pretende-se dar a conhecer a sociedade os riscos que a população corre quando é atacada ou agredida por animais (cães) errantes infectados. A seguir justificação da escolha do tema, parte-se como é evidente para a formulação do problema ou pergunta de partida.
PROBLEMA/ PERGUNTA DE PARTIDA: Será que a proliferação de cães vadios está relacionada com a falta de controlo por parte dos seus utentes? Uma vez formulada a pergunta de partida, passar-se-á para a formulação das hipóteses.
CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE: A hipótese: é uma tentativa de respostas a pergunta de partida.
A proliferação de cães vadios está relacionada com a falta de controlo dos seus utentes. Após a formulação das hipóteses passaremos para as variáveis. A proliferação de cães vadios variável dependente. Esta variável carece de uma explicação. Esta relacionada com a falta de controlo dos seus utentes variável independente esta variável será manipulada para dar explicação ao problema. Na sequência passaremos a identificação das palavras-chave.
OPERACIONAZAÇÃO DAS VARIÁVEIS:
Entende-se por:
Proliferação: multiplicação, reproduzir-se.
Cães vadios: cães errantes, cães na rua.