gestão e orientação
DEFINIÇÃO 02:
A leitura é uma atividade insubstituível na vida do ser humano que propicia crescimento tanto individual, quanto social.
Bajard afirma que “a leitura se define como um domínio estritamente visual, gráfico, do sistema da escrita: o escritor escreve para ser lido com os olhos” BAJARD, 2001, p. 07).
Nesse sentido toda a atenção perceptiva obedece à intenção da exploração visual específica.
Referência Bibliográfica:
1 – BAJARD, Elie. Ler é dizer: Compreensão e comunicação do texto escrito. 3ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2001.
Posso definir a leitura como um fator mediador na aprendizagem do educando contribuindo para o sucesso educacional e a formação da criança ou do adulto. É bem verdade que o aluno aprende o suficiente para sua formação como leitor, e dessa forma, precisará se empenhar para desfrutar desse bem maior, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, pois,
A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido fora da escola (...) a leitura será sempre uma herança maior que qualquer diploma. (CAGLIARI, 2002, p. 148).
Dessa forma a leitura se enquadra como uma atividade indispensável e essencial para a ampliação dos conhecimentos do homem, tornando-o mais culto em sua dimensão.
Referência Bibliográfica:
1 – CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Lingüística. São Paulo: Scipione, 2002.
JUSTIFICATIVA:
Considerando as duas definições, sendo: a primeira “a leitura é vista como um fator mediador na aprendizagem do educando contribuindo para o sucesso educacional e a formação da criança ou do adulto” ou a segunda “a leitura se define como um domínio estritamente visual, gráfico, do sistema da escrita: o escritor escreve para ser lido com os olhos”, entendemos que as duas definições tem uma importância social no crescimento intelectual do homem.
Podemos entender as várias visões sobre a leitura, sendo que