Monografias
Danças Folclóricas e Populares
Definindo conceitos
Afinal o que é dança?
“ Apesar de parecer simples, o número de definições para a palavra “dança” é quase infinito. Isto mostra a complexidade e as divergências existentes nesta área.”
(Neves, 1987)
“A dança em suas diversas manifestações, está de tal modo ligada à raça humana que só se extinguirá quando esta deixar de existir” (Faro, 1986)
Mas afinal o que é cultura?
Cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
Cultura, segundo Jr. Ribeiro (1982) consiste num conjunto global de modos de fazer, ser, interagir e representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez, definem o modo pelo qual a vida social se desenvolve.
A cultura é uma dimensão da realidade social, a dimensão não-material, uma dimensão totalizadora, pois engloba os vários aspectos da realidade do qual são construídas pelas ações dos próprios homens.
A Cultura Popular segundo Jr. Ribeiro (1982, p. 85).
(...) se considerarmos cultura como sendo do povo isso nos, permite assinalar que ela não pertence simplesmente ao povo, mas que é produzida por ele, enquanto a noção de popular é suficientemente ambígua para levar a suposição de que representações, normas, atos encontrados entre as classes dominadas são isso facto do povo.
Mas a cultura também segue o caminho do erudito, que se origina na burguesia, mas que inclui também setores intelectuais da pequena burguesia, privilegia o momento da produção, entendida como criação individual.
Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição. (CASCUDO, 1984).
Folclore
A