Monografia
Contexto Histórico
O Romantismo está ligado a dois acontecimentos: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, responsáveis pela formação da sociedade burguesa. Depois da revolução francesa (1787-1789), seguiu-se uma época de rápidas e profundas mudanças no mundo europeu. A sociedade se tornou muito mais complexa.
A Revolução Industrial gerou novos investimentos que buscavam solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção. Sua conseqüência mais evidente foi a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra.
Contexto Literário
O Romantismo literário surgiu na Alemanha, por volta de 1800, conquistou a Inglaterra, a França e, posteriormente, todas as literaturas européias e americanas.
O Romantismo é um movimento intelectual e artístico ocidental. Surgiu no final do século XVIII e manifestou-se tanto na música como na literatura e nas artes plásticas.
As suas primeiras manifestações literárias deram-se em Inglaterra e na Alemanha. Já em pleno século XIX a sua influência chega à França, Itália, Espanha, Portugal e outros países ocidentais.
Contexto Artístico
Nas artes plásticas, o Romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial.
Na música ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas.
Podemos destacar como músicos deste período: Ludwig van Beethoven (suas últimas obras são consideradas românticas), Franz