Monografia
DISCIPLINA: LINGUAGEM E FONOAUDIOLOGIA EM PSICOPEDAGOGIA
RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO SOBRE O ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM
A dificuldade de aprendizagem é confundido por pais e professores como desatenção das crianças em sala de aula. Mas a dificuldade de aprendizagem é referenciada por alguns conceitos tais como - distúrbio, atraso, dissociação ou desvio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, que poderá afetar qualquer área do desempenho escolar.
Se levarmos esses conceitos em consideração, podemos dizer então que uma criança com atraso no desenvolvimento de linguagem é aquela que se apresenta em uma fase do desenvolvimento de linguagem não condizente com a sua idade, ou seja, a criança está no processo de desenvolvimento de linguagem, só que atrasada.
O professor na maioria dos casos é o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.
Se pensarmos no atraso de desenvolvimento de linguagem em uma criança com desenvolvimento global adequado para a sua idade, sem patologias associadas, poderíamos arriscar dizer que as possíveis causas desse atraso seriam a diminuição ou a ausência de estímulos, a superproteção familiar, a deficiência na interação entre adulto e a criança e a falta de limites dos pais para a criança.
Considerando-se as diversas causas que podem interferir no processo ensino-aprendizagem, investigar o ambiente no qual a criança vive e a metodologia abordada nas escolas é importante antes de se traçar o enfoque terapêutico, uma vez que a criança pode não apresentar o distúrbio de aprendizagem, mas apenas não se adaptar ou