Monografia
NICOLE URECH SOEIRO CABRAL
DOMA RACIONAL E TRADICIONAL DE EQUINOS
Orientandora: Desirée Azevedo
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I – Doma
CAPÍTULO II – Doma Racional
CAPÍTULO III – Doma Tradicional
CAPÍTULO IV – Mesmo com a doma racional, por que a doma tradicional ainda é usada?
CAPÍTULO V – Como a doma racional pode ser reconhecida e aceita por outros domadores?
Introdução:
Monty Roberts nasceu em Salina, Califórnia em 1935. Apesar de passar a maior parte do dia em cima de um cavalo, a vida de Monty Roberts não foi exatamente um mar de rosas. Seu pai, sempre fora um homem extremamente violento, domava os animais pelo tradicional método de "machucá-los para não ser machucado", mas Monty sempre o discordou em quase tudo, achava seu jeito de tratar os cavalos convencionais, cruéis. Seu amor pelos cavalos que considera irmãos o fez desenvolver a técnica da doma racional, ou seja, a doma sem violência. Nunca ganhara apoio do pai neste método, pelo contrário, seu pai o espancou quando Monty apresentou-o a técnica pela primeira vez. Pela incrível habilidade que tem desde pequeno com os cavalos, Monty foi convidado para fazer teste para ser um dublê. Ele conseguiu ser o dublê de Roddy McDowall e de uma porção de crianças artistas. Foi Elizabeth Taylor em National Velvet, Mickey Rooney em Charlton Heston e muitos outros.
CAPÍTULO I – DOMA
O que é doma? Doma vem do verbo de domar e significa domesticar, amansar, dominar…, sinônimo de domesticar. Domesticar, Tornar doméstico, amansar, domar, amestrar. Civilizar.
"Significa adestrar um animal, ou seja, tornar o animal dócil, obediente e fazer com que o mesmo desenvolva os respectivos treinamentos com ótimos resultados. Doma deve acontecer em todos os momentos que estamos com o cavalo, pois a cada instante surge uma boa situação para treiná-lo, inclusive o cavalo não