monografia
Introdução
Metodología
Fundamentação
Modernismo
Contexto histórico
Café
Inmigrantes
Semana da Arte Moderna
Condições de produção
Analise do corpus
Obra “Café”
Obra “Operarios”
Conclusão
Bibliografía
Introdução:
Com a realização desta monografia temos por objetivo principal identificar os fatos sociais mais relevantes através das expressões artísticas surgidas com o movimento modernista no Brasil.
A metodologia aplicada é analise de um corpus compostos por duas pinturas; “Café” de Portinari e “Operários” de Tarsila do Amaral. Primeiramente fizemos uma breve resenha da historia para contextualizar o movimento moderno e os fatos fundamentais que estão plasmados nas obras, delimitando assim nossa analise a três momentos históricos: o surgimento do café, a chegada dos imigrantes ao Brasil e a Semana da Arte Moderna; na qual estão ligadas as obras e seus respectivos artistas, aliás, de denotar ao estado de São Paulo como epicentro do movimento modernista e onde se deu a explosão dele.
A importância deste trabalho reside na exploração de diversas teorias e revisão de dados históricos para a compreensão da conformação da identidade brasileira, para a aprendizagem dos processos historicos-socias-culturais que se deram no Brasil para chegar até a visão que se tem hoje em dia, um estado rico em diversidade cultural e étnica.
Modernismo:
O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas tradicionais das artes e da vida social e cotidiana tornaram-se ultrapassadas, era preciso deixá-las de lado e criar uma nova cultura.Por tanto dizemos que “Chama-se genericamente modernismo (ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam” (WIKIPEDIA).
Segundo Nogueira Galvão o adequado