monografia
Atualmente as empresas buscam uma maior qualidade em seu quadro de colaboradores, pois querem que as pessoas desenvolvam grandes papéis na organização, por meio de atitudes criativas e idéias inovadoras levando ao crescimento e desenvolvimento das mesmas.
O processo de recrutamento e seleção vem com a proposta de identificar nos candidatos as habilidades e competências para melhor se encaixar no cargo ou vaga existente. Tudo isso se dá pelo fato que os seres humanos possuem suas adversidades e individualidades, não podendo ser iguais aos outros. Desta maneira, essas diferenças são captadas, interpretadas e avaliadas pelo processo de recrutamento e seleção para melhor adaptar o perfil do candidato com a vaga.
A necessidade de novos colaboradores é identificada na organização pelas respectivas gerenciais e o RH tem o papel de captar no mercado os melhores profissionais com suas diversas experiências para seguir um processo existente na empresa para avaliação desse profissional. Os métodos de avaliação mais utilizados são: análise de currículo, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais e em grupo, dentre outros.
É importante ter o máximo de informação possível de um candidato para que o processo seja bem fundamentado. Cada vez mais as empresas estão se voltando para que esse processo se torne eficiente, tendo visto as necessidades cada vez maiores das organizações no investimento para captação dos melhores profissionais do mercado.
A socialização surge pela necessidade da organização adaptar e integrar o novo colaborador, apresentando seus deveres e direitos, sua função, a empresa e a equipe de trabalho. Diante desse quadro é que serão descritos na pesquisa os principais pontos de recrutamento, seleção e socialização que devem ser conhecidos pelos leitores.
1.1 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA
O assunto abordado na presente pesquisa será a análise do processo de recrutamento e seleção como processo inicial de