monografia
Diante da evolução dos meios tecnológicos e o mercado cada vez mais globalizado e competitivo, surge a necessidade das organizações estarem se adequando a essa nova realidade, buscando obter o aprimoramento de suas habilidades e técnicas, a fim de se submeter a uma constante atualização, proporcionando assim a garantia de um diferencial competitivo (FRANCO, 2007).
Contudo, observa-se um crescente aumento na implantação de projetos nas organizações e estão cada vez mais modernos requerendo uma alta diversidade de habilidades, grande complexidade técnica, além de ambientes cada vez mais exigentes em termos de recursos (FRANCO, 2007).
Pesquisas realizadas pelo Standish Group revelam que a maioria dos projetos tende a falhar, seja porque não cumprem o cronograma, as funcionalidades não atendem as necessidades dos usuários ou porque não cumprem o orçamento especificado. Apenas 37% dos projetos são bem sucedidos, o restante ou são abortados ou não cumprem os requisitos estabelecidos (Standish Group, 2011).
Tendo como base esta realidade e visando melhorias nesses tipos de projetos, metodologias de gerenciamento e desenvolvimento surgiram no mercado com intuito de guiar todo o ciclo dos projetos, atuando com dois tipos de abordagens diferentes, as tradicionais e as ágeis. Dentre as abordagens tradicionais, o PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute) destaca-se pelo fornecimento de um somatório de conhecimentos de gerenciamento para diversos tipos de projetos. Em contrapartida, a abordagem ágil vem se destacando e ganhando adeptos em todo o mundo. O Scrum constitui uma metodologia ágil para gerência de projetos inicialmente de software, porém pode ser aplicado a qualquer contexto onde pessoas precisem trabalhar juntas para obter um objetivo comum (FRANCO, 2007).
A pesquisa em questão contempla minimizar os contratempos enfrentados pela empresa B.Braun,