Monografia
O interesse em pesquisar sobre a literatura infantil, tomando-a como instrumento significativo no processo de alfabetização da criança que frequenta os anos iniciais de escolaridade, surgiu a partir da própria experiência da autora vivenciada no âmbito familiar.
Minha mãe, durante sua caminhada, passou uma boa parte de sua vida na escuridão por não ter tido a oportunidade e o incentivo para frequüentar a escola e, consequentemente, através desta interação, conhecer as primeiras letras. Foram momentos, acreditamoso eu, de muita tristeza, e sentimento de abandono.
Lembro-me que qQuando ainda menina, era comum ouvir nossomeu pai conversando com nossminhaa mãe, convidando-a para assistir a uma sessão de cinema, e ela prontamente aceitava. Muitas vezes ficavamos imaginando como elaminha mãe fazia para compreender o filme, pois não sabia ler. Intrigavanos - me o fato de que ela quando chegava em casa, nos contava como tinha sido o desenvolvimento do filme e tirava suas conclusões. Depois de muito tempo soube, por meio dela mesma, que nossomeu pai lia o filme para ela e, às vezes, explicava algumas partes do filme que ela não havia entendido.
Meu pai foi um homem estudioso, e na sua trajetória de vida, além de radialista por muitos anos, foi também poeta, ator circense, cantor e poliglota. Hoje, entendo como duas pessoas diferentes conseguiram viver e permanecer juntas durante tantos anos. Acredito que o amor alimentou o respeito à individualidade de cada um. .
Apesar da nossminha mãe não ter o conhecimento das letras em sua vida, ela não se cansava demostrando mostrar o quanto a literatura eraé importante para o desenvolvimento da criança. E, hoje, , hoje aao cursar o curso de Ppedagogia varias indagações surgiram, principalmente a partir da experiência pessoal da autora, que auxiliou na escolha dessa temática para a realização do TCC., com a experiência vivenciada por ela.
Partindo