Monografia
BRASÍLIA, 03 DE FEVEREIRO DE 2004.
ÍNDICE
RESUMO
Com base na idéia de que professores separam o ensinar do aprender, realizamos uma pesquisa com o objetivo de estudar suas concepções sobre o processo ensino-aprendizagem.
O estudo foi conduzido tomando-se como dado de pesquisa o relato verbal de 4 professores da área de Ciências e Português. Procuramos analisar como se articulavam em suas falas os três componentes básicos da situação pedagógica (o professor, o aluno e o conhecimento) e os papéis sociais atribuídos aos agentes do processo.
Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com os professores, as quais iam anotando com o seu consentimento. A análise de dados envolveu duas etapas: a primeira no decorrer da coleta de dados – contava com a participação dos professores e seu objetivo era verificar a articulação dos três componentes da situação pedagógica mencionados, e a segunda - conduzida posteriormente à coleta de dados e baseada na primeira, visava à identificação dos papéis sociais atribuídos aos agentes do processo ensino-aprendizagem e de sua articulação.
Os resultados permitiram verificar que as concepções dos entrevistados ligavam-se fortemente à sua experiência docente, constatando-se em seus relatos, contradições e referências às suas características pessoais associadas à questão do ensino. Entretanto, pudemos observar que os professores não conseguem separar o ensinar do aprender. Na verdade a disjunção é apenas aparente e reflete muito mais a estrutura e a organização do sistema de ensino.
Três fatores parecem estar implicados nessa aparente disjunção: a qualidade do vínculo professor-aluno, a simplificação dos conteúdos e a negligência da prática.
INTRODUÇÃO
4.1 – O problema da dissociação entre o ensinar e o aprender
Uma análise do professor permite muitas vezes trazer comentários acerca da sua atuação e dos problemas que enfrenta a educação como um todo, visto a