Monografia
Projeto de Tese
título
Estudo da interação vírus hospedeiro do CLRDV através DA ANÁLISE DAS PROTEÍNAS ENVOLVIDAS NO MOVIMENTO DO VÍRUS
Projeto de Tese apresentado à Coordenação de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como um dos requisitos para continuidade neste curso de Doutorado.
Orientador: Dra. Maite Vaslin de Freitas Silva.
Rio de Janeiro
Setembro de 2010
RESUMO
Estudo da interação vírus hospedeiro do CLRDV através DA ANÁLISE DAS PROTEÍNAS mP E RT ENVOLVIDAS NO MOVIMENTO DO VÍRUS
A Doença Azul do algodoeiro, também conhecida como Mosaico das nervuras f. Ribeirão Preto ou Cotton blue disease, tornou-se um dos principais problemas fitossanitários na cultura do algodão nas regiões produtoras de cerrado do país. Apesar de sua importância, ela ainda é pouco estudada e seu agente etiológico ainda não era conhecido, suspeitando-se apenas tratar-se de um luteovírus. Desde julho de 2003 foi iniciado na UFRJ um trabalho em colaboração com a EMBRAPA Algodão (CNPA) com o intuito de identificar o agente causal da Doença Azul. Utilizando oligonucleotídeos degenerados correspondentes a regiões conservadas do genoma de luteovírus, o grupo da UFRJ foi capaz de amplificar e clonar um fragmento de aproximadamente 1100 pares de bases correspondentes ao genoma viral confirmando pela primeira vez no mundo tratar-se de um novo Luteoviridae, do gênero Polerovírus, nomeado de Cotton leafoll dwarf virus (CLRDV) (Corrêa et al., 2005).
Objetivo desta tese de doutorado será compreender melhor o ciclo de infecção do Cotton leafroll dwarf vírus através: a) do estudo da sua dinâmica de infecção através do tempo. A replicação viral será acompanhada através de análises de quantificação absoluta e relativa do vírus usando PCR em tempo real; b) obter construções contendo fragmentos de cDNA das seqüências correspondentes às ORFs virais, fusionadas ao gene da proteína