Monografia e artigo científico
A monografia é uma dissertação sobre um único assunto, também possui apenas um único autor. Apesar de apresentar uma visão mais aprofundada sobre o tema proposto, deve expor as ideias de forma clara, concisa, objetiva e com solida fundamentação teórica; Possuir períodos curtos e um vocabulário técnico, sem exageros. Sempre na terceira pessoa do singular.
Sua estrutura, com exceção dos elementos pré e pós-textuais, é composta primeiramente por um resumo com três ou quatro palavras-chave; Introdução, a qual revela as informações mais relevantes sobre o tema proposto, expondo objetivos e justificativas. Depois o desenvolvimento, que se trata de um apanhado das principais ideias dos autores em estudo, fundamentação teórica e metodológica, analise de dados, depois discutem-se resultados e por fim as conclusões obtida destes itens.
Já o Artigo científico, apresenta de forma breve, mas completa a descrição de um estudo ou pesquisa realizada. Nele é permitido a existência de mais de um autor e destina-se a publicação de revistas, periódicos, anais de congressos ou sites especializados. Em sua estrutura é muito semelhante à monografia.
Possui além dos elementos pré e pós-textuais, uma introdução, que é uma exposição ordenada e pormenorizada dos assuntos abordados, e deve ser dividida em seções e subseções, fundamentação teórica e metodológica, culminando com uma discussão dos objetivos e resultados alcançados.
Assim como na mongrafia, deve possuir referencia bibliográfica, sendo esta, uma lista em ordem alfabética de todos os autores e respectivos textos efetivamente citados de livros, artigos, jornal, revista, internet, etc.
Conclusão
Tendo em vista cada característica dos respectivos gêneros textuais, fica claro que cada um deles apresenta uma forma correta de se redigir, de forma a apresentar as ideias organizada e eficazmente, priorizando as informações que são determinantemente