Monografia violência nas escolas
1.2 HIPÓTESE 5
1.3 Justificativa da Pesquisa 6
1.4 Objetivos 7
1.4.1 Geral 7
1.4.2 Específicos 7
2. REFERENCIAL TEÓRICO 8
2.1 Violência 8
2.2 Tipos de Violência 8 2.2.2 Violência Psicológica 9 2.2.3 Violência Sexual 10 2.2.4 Violência Patrimonial 10
2.2.6 Violência Familiar 12
Estratégias para o Enfrentamento das Violências nas Escolas 16
Cultivando a Paz 20
METODOLOGIA 24
CRONOGRAMA 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26 1. INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho monográfico foi de nortear um problema que surge diariamente nas instituições de ensino, e que vem se agravando conforme o passar dos anos. Professores, servidores e até mesmo a família estão preocupados com o futuro de nossas crianças e adolescentes.
O meio escolar e social é composto por momentos e atitudes que levam à Violência Escolar, assim como: problemas em casa, baixo auto-estima, influência, de amigos e gangues, falta de estrutura familiar, de condições financeiras e de um bom relacionamento com os pais e professores.
Deste modo pretendeu-se ressaltar essas atitudes, buscando explicações que possam esclarecer esta questão e o que se pode fazer para solucionar estes problemas. Procurou-se abordar modos que não são tidos como violência, levando em conta o seu grau de agressão.
De início foi feita uma breve abordagem, dos tipos de violência que envolvem o indivíduo, independente do contexto em que o mesmo esteja inserido. Porém, não podendo deixar de ressaltar que a violência escolar não parte somente do aluno para o aluno, ou aluno para o professor, ela também poderá partir do corpo docente para o corpo discente.
Temos também o BULLYING, mais conhecido como: todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que