Monografia Vila Maria Z Lia
A Vila Maria Zélia foi idealizada e construída por Jorge Street no início do séc XX, no momento em que a cidade estava no auge da prosperidade cafeeira, e do surgimento de pequenas fábricas.
Com a responsabilidade social de abrigar os operários de sua fábrica de tecelagem de juta, surgiu a primeira Vila Operária, afastada do centro urbano, que além de solucionar problemas da habitação também é responsável por melhorias na higienização.
Uma de suas principais características são as influências arquitetônicas inglesas. A Vila hoje está isolada em meio a um bairro consolidado e convive com problemas referentes á conservação de seus Patrimônios Históricos.
2. Breve panorama da evolução urbana de São Paulo com foco na virada do século XIX para o XX.
No final do século XIX as elites paulistas, enriquecidas pela exportação do café, começaram a mudar-se para a capital paulista, cidade que já sofria com uma explosão urbana. As imigrações para a metrópole ocorriam, ora para fugir das epidemias de cidades do interior, ou para fugir da vida dura do campo em busca de melhores condições de sobrevivência. Em 1888, com a abolição dos escravos, os libertos faziam o mesmo caminho, ainda durante o período final do século XIX e inicio do século XX, a capital recebia imigrantes europeus e imigrantes vindos de outras partes do país. O que ocasionava um crescimento desordenado da cidade na passagem do século, causando, o aumento desenfreado de uma população de marginalizados. Por outro lado, a elite cafeeira, enriquecida pela exportação do café, começou a mudar-se para a cidade com um ideário de modernidade, detentora de poder político tanto no âmbito estadual como nacional, pretendia apagar os traços que lembrassem um passado provinciano e inserir São Paulo num contexto mundial das grandes metrópoles como Nova York, Chicago, Londres e Paris e torná-la ainda o centro econômico do País. O café condicionou o desenvolvimento da Província, e este posicionamento é