Monografia GESTAO Final
O presente trabalho está ligado a necessidade da democratização da gestão escolar com a participação do Conselho Escolar que surge neste reordenamento democrático com um papel importante a cumprir, pois sendo ele um elemento de decisão, que envolve toda a comunidade escolar, seria a solução para a democratização das relações da gestão escolar.
O Conselho Escolar é a estrutura representativa que, juntamente com o diretor da escola, ajuda nas decisões da escola. Porém, isso exige a definição de uma nova cultura baseada na democracia, na participação e no diálogo, na construção de um espaço dentro da escola onde os pais, os funcionários, os alunos, os professores, enfim toda a comunidade escolar possa conjuntamente opinar, decidir sobre os problemas, necessidades e prioridades da escola.
Para chegarmos aos objetivos propostos neste trabalho, no 1º tópico mostraremos um perfil da gestão escolar que nesta pesquisa assume um caráter participativo.
No 2º tópico mostraremos o que é o Conselho Escolar, qual o seu objetivo e como se dá a sua implantação. Quais os papéis desempenhados pelos seus Conselheiros? Qual a sua percepção sobre as relações construídas no espaço escolar?
No 3º tópico será mostrado a atuação dos Conselhos escolares na aprendizagem, na valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade; na escolha do diretor; no espaço de formação humana; no financiamento da educação; na valorização dos trabalhos da educação.
E finalmente, concluímos a pesquisa com o resultado de tudo o que foi pesquisado a respeito da atuação do Conselho Escolar numa escola de gestão democrática, contribuindo assim com a construção de relações verdadeiramente democráticas na escola, através da mediação do Conselho Escolar representado por diversos segmentos: comunidade, alunos, professores, funcionários, responsáveis de alunos e diretores.