Monografia do fim do curso
Considerando o processo educativo como algo que se realiza numa pessoa que é estimulada por outras, a educação pode ser encarada como um processo de assimilação cultural e moral ou ao mesmo tempo como um processo de separação social.
O processo de criação e desenvolvimento de ensino superior em Angola começou com a provação do projecto legislativo nº 3235, de 21 de Abril de 1962, pelo conselho legislativo de Angola que instituía centros de estudo e investigação e do laboratório de Angola.
Com a chegada da independência de Angola em 1975, Angola adoptou inspiração marxista para o sector da educação que se estendeu a todos os níveis.
A nivel do ensino superior público, foram criados recentemente, 7 regioes academicas de desenvolvimento, assim distribuidas: · Universidade Agostinho Neto – com sede na provincia de Luanda,abrange até a provincia do Bengo. · Unversidade 11 de Novembro – coma sede na provincia de Cabinda, cobri tambem a provincia do Zaire; · Universidade José Eduardo dos Santos – com sede na provincia do Huambo, abrange as provincias do Bie e do Moxico; · Universidade Kimpa Vita – com sede na provincia do Uige, abrange a provincia do kuanza norte: · Universidade Mandume ya Ndemo Fayo – com sede na provincia da Huila, abrange as provincias do Namibe e Kuando Kubando; · Universidade Lueji A´Nkonda – na provincia de Malanje; · Universidade Katyavala Bwila –, com sede em Benguela abrange a provincis do Kuanza Sul. A Universidade Katyavala Buila é o onde decorreu a minha formação, atraves do Isced-sumbe. Esta instituição está a evidenciar esforço no sentido de dar uma boa educação em termos de estrutura mais confortavel e melhorar a qualidade de ensino por parte dos professores. Com a nova estrutura localizado no bairro do chingo, foi construida de raíz em 11 meses e tem a capacidade de albergar mais de mil estudantes. Comporta biblioteca, laboratórios de quimica, biologia e fisica, sala dos professores,