MONOGRAFIA: Discutir a aplicação de materiais sinterizados para ‘contatos elétricos ‘
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
MONOGRAFIA: Discutir a aplicação de materiais sinterizados para ‘contatos elétricos ‘
Monografia apresentada ao Centro Universitário da FEI, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina Processos Metalúrgicos de Fabricação, orientado pelo Prof. Domingos Theodoro.
2014
AGRADECIMENTOS
RESUMO
Essa monografia visa discutir a aplicação de materiais sinterizados para “contatos elétricos “. Foi realizado uma pesquisa sobre sinterização e posteriormente sua aplicação nos materiais chamados de contatos elétricos.
Palavras–chave: sinterização – materiais sinterizados – contatos elétricos
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Segundo Chiaverini, a metalurgia do pó é o processo metalúrgico de fabricação de peças metálicas, que se distingue dos processos metalúrgicos convencionais característicos.
Algumas dessas distinções são:
Utilização dos pós metálicos e não-metálicos como matérias primas;
Produção de peças com formas definitivas ou praticamente definitivas, dentro de tolerâncias muito estreitas, geralmente sem necessidade de operações de usinagem posteriores ou de qualquer outro tipo de acabamento;
Produção de componentes com caraterísticos estruturais e físicos impossíveis de se obter por qualquer outro processo metalúrgico.
Na metalurgia do pó, algumas das vantagens são:
Conformação de mateis impossíveis ou difíceis de serem obtidos em processos metalúrgicos convencionais;
Possibilidade de associação de metais diferentes para a obtenção de materiais em que ficam mantidos os característicos próprios de cada componente metálico. Exemplos: contatos elétricos de tungstênio-prata, tungstênio-cobre, entre